Rutênio (Ru)

rutênio

O Rutênio é um elemento químico do grupo 8 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.

O rutênio (Ru) é muito raro. É encontrado no estado metálico associado aos metais do grupo da platina e os metais moeda (Cu, Ag e Au). A principal fonte desse metal são os minérios de NiS/CuS extraído na África do Sul, Canadá (Sudbury/Ontario), e ex-URSS (nas areias dos rios das montanhas Urais), onde é encontrado em quantidades traço.
O Ru é obtido a partir do depósito anódico que se acumula no refino eletrolítico de Ni. Esse depósito contém uma mistura dos metais do grupo da platina, juntamente com Au e Ag. Caso esse material seja tratado com água-régia, os elementos Pd, Pt, Ag e Au se dissolvem restando resíduos que contém Ru, Os, Rh e Ir. Após um processo de separação complicado, Ru Os é obtido na forma de pó. Estes são transformados nos metais maciços escassos e raros. Ru é usado em ligas com Pd e Pt. O Os é usado para obter ligas duras. Todos os metais do grupo da platina apresentam propriedades catalíticas específicas.

rutênio

Estado de Oxidação

O elemento Ru forma o composto RuO4 , no qual o elemento se encontra no estado de oxidação (+VIII). Os estados de oxidação mais estáveis desse elemento é Ru (+III) e o Ru(+V) que é razoavelmente estável. Observa-se assim a tendência usual de que, descendo-se por um grupo, os elementos nos estados de oxidação mais elevados se tornam mais estáveis.

Propriedades Gerais

Ru é um metal nobre e muito resistente ao ataque por ácidos.