Vanádio (V)

Vanádio

O vanádio é um elemento químico do grupo 5 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódica.

O vanádio (V) é importante industrialmente como componente da liga ferro-vanádio, usado na fabricação de aços especiais. O V2O5 é um composto bem conhecido, utilizado como catalisador; sendo o metal V, também empregado como catalisador. Os vanadatos apresentam uma extensa química em solução.

O V2O5 é extremamente importante como catalisador na conversão de SO2 a SO3, no Processo de Contato utilizado na fabricação de H2SO4. Ele substituiu a platina como catalisador, por ser mais barato e menos susceptível ao envenenamento por impurezas como arsênio. O vanádio é um importante catalisador em reações de oxidação, como a transformação de naftaleno em ácido ftálico e de tolueno em benzaldeído. Uma liga Cu/V é usada como catalisador na oxidação da mistura de ciclohexanol/ciclohexanona a ácido adípico (o ácido adípico é empregado na fabricação do náilon-66). O vanádio também é usado como catalisador na reação de redução (hidrogenação) de alcenos e hidrocarbonetos aromáticos.

O Nb é utilizado em vários tipos de ácido inoxidável e na liga Nb/aço usada para encapsular os elementos combustíveis de algusn reatores nucleares. Uma liga de Nb/Zr é um supercondutor a baixas temperaturas e esta sendo empregada para preparar os fios de poderosos eletroímãs.

Estado de oxidação

O vanádio apresenta todos os estados de oxidação possíveis, de (+I) a (+V). O íon vanádio é um redutor nos estados (+II) e (+III), é estável no estado (+IV) e ligeiramente oxidante no estado (+V).
O V (+V) é reduzido a V2+. Os estados de oxidação inferiores se tornam cada vez menos estáveis.

Tamanho

Os átomos são menores que os do grupo do titânio devido a blindagem ineficiente do núcleo pelos elétrons d.

Propriedades Gerais

Vanádio

O vanádio é um metal de cor prateada, com elevado ponto de fusão. O vanádio (V) tem ponto de fusão mais alto dentre os elementos da primeira série de metais de transição. Isso esta associado a participação máxima de elétrons d na ligação metálica.
O metal V puro é moderadamente mole e dúctil, mas quantidades traço de impurezas os torna duro e quebradiço. É extremamente resistente à corrosão, devido à formação de uma película superficial