O amerício é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sétimo período da tabela periódica. Trata-se de um elemento radioativo obtido por bombardeio de plutônio com partículas aceleradas. Apresenta-se no estado sólido à temperatura ambiente. Logo após a sua obtenção, o metal amerício possui coloração branca-prateada brilhante (mais prateado do que o plutônio ou netúnio), mas a exposição ao ar seco, à temperatura ambiente, faz ele perder o brilho lentamente.
O amerício é empregado em detectores de fumaça, que são dispositivos de segurança contra incêndios. Seu desempenho nessa aplicação é excelente, permitindo detectar o incêndio assim que ele é iniciado. O amerício também é usado na produção de nêutrons para sondas analíticas. Os raios gama emitidos por ele são muito penetrantes, até mais que os raios X, por isso o elemento é bastante indicado para a aplicação em sondas.
Os raios do amerício já foram utilizados em radiografias para averiguar a quantidade de gordura em tecidos e de minerais nos ossos. Porém, este elemento é perigoso devido à sua radioatividade, que é capaz de destruir células do corpo. Também por esse motivo o uso do amerício em detectores de fumaça deve ser controlado e o descarte dos equipamentos deve ser cuidadoso, para prevenir a ocorrência de contaminação radioativa.