O cádmio é um elemento químico do grupo 12 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
O cádmio apresenta uma configuração eletrônica d10s2 e geralmente forma íons M2+. Entretanto, muitos de seus compostos são covalentes em proporção elevada.
Pelo fato de seus íons possuírem camadas d completas, o cádmio não se comporta como um metal de transição típico. Apesar de serem divalentes, os íons têm poucas semelhanças com os elementos do Grupo 2.
A maior parte do cádmio produzido é empregada para proteger o aço da corrosão, através do processo de formação de películas de cádmio por eletroposição. O cádmio é um ótimo absorvedor de nêutrons, sendo usado na confecção das barras de controle para reatores nucleares. Também é usado em baterias de Ni/Cd, empregadas em locomotivas a diesel, e nas pilhas recarregáveis de Ni/Cd, usadas em rádios e outros equipamentos eletrônicos. CdS é um pigmento amarelo e importante, mas caro; é usado em tintas.
Estado de oxidação
A espécie instável Cd22+ foi detectada em misturas Cd/CdCl2 ou Cd/CdCl2/AlCl3.
Propriedades Gerais
O cádmio apresenta algumas poucas propriedades comuns aos elementos de transição típicos. Isso se deve à presença de um nível d completo, não disponível para a formação de ligações.
- O cádmio não tem valência
- Possui configuração eletrônica d10, o que impossibilita a ocorrência de transição d-d. Por causa disso, muitos dos compostos desses elementos são brancos. Contudo, alguns compostos de Hg(+II) e um número menor de compostos de Cd(+II) são intensamente coloridos, por causa da presença de transições de transferência de carga dos ligantes para o metal.
- O cádmio é relativamente mole quando comparado aos demais metais de transição, provavelmente porque os elétrons d não participam das ligações.
- Possui pontos de fusão e de ebulição muitos baixos.
O cádmio se apresenta como um sólido prateado que perde o brilho rapidamente quando exposto ao ar úmido. O metal se dissolve em ácidos não oxidantes diluídos liberando H2. Reage com ácidos oxidantes, como HNO3 e H2SO4 concentrados, formando sais e liberando uma mistura de óxidos de nitrogênio e de SO2, respectivamente.
O cádmio forma ligas com diversos outros metais. Cádmio e zinco formam diversas ligas chamadas de bronzes, que podem conter de 20% a 50% de Zn. Os bronzes são comercialmente importantes.