O cromo ou crômio é um elemento químico do grupo 6 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódica.
O metal crômio é produzido em larga escala e extensivamente empregada em ligas com ferro e com metais não ferrosos, e em revestimentos obtidos por eletrodeposição.
O dicromato de sódio também é usado em grandes quantidades. Tanto CrO3 são usados para fins industriais.
O acetato de crômio (II) tem uma estrutura pouco comum, contendo uma ligação quádrupla.
Estado de oxidação
A configuração eletrônica do Cr no estado fundamental é d5s1, com orbitais semipreenchidos estáveis.
Analisando a configuração eletrônica do Cr pressupõe-se que forme compostos onde o metal se encontra nos estados de oxidação entre (+I) e (+VI), e o ser encontrados nesses estados de oxidação, além formarem compostos nos quais o metal se encontra em alguns estados de oxidação inferiores, como no caso de complexos bipiridina e carbonila.
No caso do Cr, os íons nos estados (+II), (+III) e (+VI) são mais importantes. O Cr(+II) é redutor, o Cr(+III) é o mais estável e importante e o Cr(+VI) é fortemente oxidante.
Propriedades Gerais
O Cromo (Cr) é duro e apresenta ponto de fusão muito elevado e baixa volatilidade.
O Cr é inerte e passivo, a baixas temperaturas, por ser revestido por uma camada superficial de óxido, assemelhando-se ao Ti e ao V dos grupos anteriores. Por isso, o Cr é muito usado como material a ser eletrodepositado sobre ferro e outros metais para evitar a corrosão. O Cr se dissolve em HCl e H2SO4, mas é passivado por HNO3 ou água-régia. Cr reage com HCL gasoso formando CrCl2 anidro H2.
O Cr reage com O2 a temperaturas normais ( a não ser a reação para formar o filme superficial de óxido). Contudo, Cr é oxidado a α-Cr2O3, um sólido verde com a estrutura do coríndon, a elevadas temperaturas O aquecimento de Cr com halogênios leva à formação de haletos trivalentes, CrX3.
4Cr + 3O2 →2Cr2O3
2Cl + 3Cl2 →2CrCl3