O telúrio é um elemento químico do grupo 16 (semi-metais) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O polônio é caracteristicamente metálico, além de ser um elemento radioativo com tempo de vida curto. Ele apresenta propriedades metálicas, pois se dissolve em H2SO4, HF, HCl e HNO3, formando soluções de PoII, de coloração rosa. Contudo, o polônio é fortemente radioativo e as partículas α que ele emite decompõem a água. Por isso, as soluções de PoII são rapidamente oxidadas, gerando soluções amarelas de PoIV.
O elemento deve ser manuseado com cuidado, porque é potencialmente tóxico. Os derivados orgânicos e os compostos voláteis chegam a ser 100 vezes mais tóxicos que o HCN.
O polônio foi descoberto por Marie Curie, no processamento de grandes quantidades de minerais de tório e de urânio e separação dos produtos de decaimento. O polônio é um desses produtos de decaimento. A separação foi monitorada pelo estudo da radioatividade.
210Pb82 →β (meia-vida de 22,3 anos)
210Bi83 →β (meia-vida de 5,0 dias)
210Po84 →α (meia-vida de 138,4 dias)
Marie Curie compartilhou o Prêmio Nobel de Física de 1903 com H,A. Becquerel e Pierre Curie, por seus trabalhos sobre radioatividade, que era então uma novidade. Em 1911, ela recebeu um segundo Prêmio Nobel, desta vez o de Química, pela descoberta do polônio e do rádio. O nome do polônio é uma homenagem à terra natal de Marie Curie, a Polônia. Atualmente o polônio é obtido artificialmente pela irradiação do bismuto com nêutrons em um reator nuclear, em quantidades da ordem de gramas. O metal é separado por sublimação.
209Bi83 + 10 n → 210Bi83 → 210Po84 + 0-1 e
Todos os isótopos do polônio são altamente radioativos. O isótopo mais estável é o 210Po84, mas este é um forte emissor α, tendo de meia-vida de 138 dias. A radiação α decompõe a água, complicando o estudo dos compostos de polônio nesse solvente. Por causa disso, a química do polônio não é bem conhecida.
Alotropia do polônio
O polônio é um metal verdadeiro. Existe numa forma α-cúbica e numa forma β-romboédrica, ambas metálicas.