O Tecnécio é um elemento químico do grupo 7 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
O elemento tecnécio (Tc) raramente é encontrado. Ele difere do manganês por ter uma química de cátions pobre, por seu estado de oxidação elevado ser muito mais estável, e por formar agregados e compostos com ligações metal-metal nos estados de oxidação (+II), (+III) e (+IV).
O tecnécio não ocorre na natureza, tendo sido o primeiro elemento a se obtido artificialmente. Todos os seus isótopos são radioativos, e só recentemente suas propriedades químicas foram estudadas. O 99Tc é um dos produtos de fissão do urânio. O Tc metálico não tem utilidade prática. 97Tc e 98 Tc podem ser obtidos por bombardeamento de Mo com nêutrons. Pequenas quantidades de compostos de Tecnécio são as vezes injetadas em pacientes, para realizar exames radiográficos do fígado e de outros órgãos.
Estado de Oxidação
A configuração eletrônica do Tc é d5s2. O maior estado de oxidação possível é (+VII), quando todos os elétrons são utilizados para formar ligações.
O Tc tem contraste com o forte caráter oxidante do Mn(+VII), o estado (+VII) é o mais comum e mais estável. Tc(+VII) Re(+VII) é oxidante muito fraco. Compostos no estado de oxidação (+VI) tendem a se desproporcionar e não são muito conhecidos. Por outro lado, muitos compostos de Tc nos estados (+V) e (+IV) são conhecidos.
O metal Tc é mais reativo que o Mn. Ele não reage com H2O, nem com ácidos não-oxidantes. Assim, não se dissolve em HCl ou HF, mas reage com ácidos oxidantes como HNO3 e H2SO4 concentrados, formando, os ácidos pertecnécicos, HTcO4. Tc reage de modo semelhante com H2O2 e água de bromo.
O Tc é incolor. Geralmente, Tc é obtido de forma de um pó acinzentado, mas na forma maciça ele se parece com a platina.
O Tc é pouco reativo. O Tc possui sete elétrons de valência, mas a semelhança com os elementos do Grupo 17, halogênios, é mínima, exceto no estado de oxidação mais elevado.