O zinco é um elemento químico do grupo 12 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódica.
O zinco apresenta uma configuração eletrônica d10s2, formando geralmente íons M2+. Contudo, muitos de seus compostos são covalentes em proporção elevada.
Como os íons de zinco têm camadas d completas, ele não se comporta como se fosse metal de transição típico. Embora os íons sejam divalentes, eles têm poucas semelhanças com os elementos do Grupo 2. Assim, o zinco mostra algumas semelhanças com o magnésio. Porém, é mais denso e menos reativo, por ter um raio menor e uma carga nuclear maior. O zinco também tem uma maior tendência a formar compostos covalentes.
O zinco é produzido em grande escala. É usado principalmente como proteção contra corrosão, na fabricação de ligas e em fundição. O ZnO (óxido de zinco) também é um produto comercialmente importante. Uma fina película de zinco pode ser aplicada por eletrólise (galvanização). Camadas mais espessas podem ser aplicadas mergulhando-se o objeto em zinco fundido.
Grandes quantidades de zinco são utilizadas na fabricação de ligas. A liga mais comum é bronze (uma liga de Cu/Zn, com 20% a 50% de Zn). O zinco é o metal mais usado na fundição de peças metálicas. O zinco também usado como eletrodo negativo nas pilhas secas. ZnO pode ser usado como pigmento branco em tintas. É particularmente brilhante, pois absorve luz ultravioleta e a reemite como luz branca.
Propriedades Gerais
O zinco exibe algumas poucas propriedades associadas aos elementos de transição típicos. O motivo disso é a presença de um nível d completo, não disponível para a formação de ligações.
- Zn não tem valência.
- Tem configuração eletrônica d10, não sendo possível a ocorrência de transição d-d. Por isso, muitos dos compostos desses elementos são brancos.
- O metal é relativamente mole quando comparado aos demais metais de transição, provavelmente porque os elétrons d não participam das ligações.
- Os pontos de fusão e de ebulição são muitos baixos.
O zinco se apresenta como um sólido prateado que rapidamente perde o brilho quando exposto ao ar úmido. O zinco se dissolve em ácidos não oxidantes diluídos liberando H2. Reage com ácidos oxidantes, como HNO3 e H2SO4 concentrados, formando sais e liberando uma mistura de óxidos de nitrogênio e de SO2, respectivamente.
O zinco é o único elemento do grupo com algumas propriedades anfóteras: solubiliza-se em álcalis formando zincatos como Na2[Zn(OH)4], Na[Zn(OH)3.(H2O)] ou Na[Zn(OH)3.(H2O)3], de modo semelhante aos aluminatos.
Esse elemento forma ligas com diversos outros metais. Forma diversas ligas chamadas de bronzes, que pode conter de 20% a 50% de Zn. Os bronzes são comercialmente importantes.