Os Não-Metais ou Ametais são elementos que encontram-se na sua grande maioria na parte superior direita da Tabela Periódica. O único elemento químico que não se encontra nessa região da tabela é o Hidrogênio, que está na extremidade superior esquerda, junto com os Metais Alcalinos, mas como se comporta, na maior parte das circunstâncias, como um Não-Metal, é classificado como tal.
Os Não-Metais tem em suas propriedades periódicas o fato de serem extremamente eletronegativos, ou seja, ganham elétrons de valência de outros átomos mais fácil do que os libertam.
Os Não-Metais são: Hidrogênio (H), Carbono (C), Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Fósforo (P), Enxofre (S) e Selênio (Se).
Ao contrário dos metais, que são ótimos condutores de electricidade e calor, um Não-Metal pode ser um isolador ou um semicondutor. Os Não-Metais podem formar ligações iónicas com os metais ao ganharem elétrons, ou ligações convalentes com outros Não-Metais. Dentre os elementos desse grupo, os oxidos são ácidos.
Os Não-Metais constituem a maior parte da Terra, mesmo tendo só 7 Não-Metais conhecidos, enquanto existem mais de 80 metais. Os organismos vivos são compostos basicamente por Não-Metais.