Césio (Cs)

Ampola de Césio
O césio é um elemento químico do grupo 1 (metais alcalinos) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O césio é metal, excelente condutor de eletricidade, mole e altamente reativo. Possui na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente forma compostos univalentes, iônicos e incolores. Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxo-sais são muito estáveis.

Estrutura eletrônica

O césio tem um elétron de valência livre no orbital mais externo- um elétron, que ocupa um orbital esférico. Ignorando-se as camadas eletrônicas internas preenchidas, suas configurações eletrônicas podem ser escritas como: 6s1. O elétron de valência encontra-se bastante afastado do núcleo.

Tamanho dos átomos e íons

O césio é um elemento grande e miscível com outros metais alcalinos.

Densidade

Por ser um elemento grande, possui uma baixa densidade.

Eletronegatividade e tipos de ligação

O valor da eletronegatividade do césio é pequena – de fato são menores que qualquer outro elemento. Assim, quando eles reagem com outros elementos para formares compostos, geralmente existe uma grande diferença de eletronegatividade entre eles, com a conseqüente formação de ligações iônicas.

Césio

Estrutura Cristalina dos Metais, dureza e energia de coesão.

O césio é um metal bastante mole e facilmente cortado.
O césio possui somente um elétron de valência que pode participar das ligações (comparado com dois ou mais elétrons na maioria dos outros metais. Esse fato, associado ao grande tamanho dos átomos e à natureza difusa do elétron externo, é responsável pela baixa energia de coesão, pequena força de ligação e baixa resistência mecânica dos metais alcalinos. Os átomos se tornam maiores descendo o grupo do lítio ao césio. Portando, existe uma tendência das ligações se tornarem mais fracas, as energias de coesão diminuírem e os metais se tornarem mais moles.

Ponto de Fusão e de Ebulição

A baixa energia de coesão do césio se reflete nos valores muito baixos das temperaturas de fusão e de ebulição.

Propriedades químicas

- Reação com a água
O césio reage com a água, liberando hidrogênio e formando os correspondentes hidróxidos. A reação se torna cada vez mais vigorosa à medida que se desce o grupo.

- Reação com o ar
O césio é quimicamente muito reativo, e rapidamente perdem o brilho quando expostos ao ar seco. O césio forma óxidos de vários tipos.

- Reação com o nitrogênio
Não reage diretamente com o nitrogênio.

Solubilidade e hidratação

O césio possui uma ótima solubilidade em água.

Importância Biológica

Os organismos vivos requerem pelo menos 27 elementos, 15 dos quais são metais. Os metais essenciais presentes em maior quantidade são K, Mg, Na e Ca.