Rênio (Re)

Rênio

O Rênio é um elemento químico do grupo 7 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.

O elemento rênio raramente é encontrado. Ele difere do manganês por ter uma química de cátions pobre, por seu estado de oxidação elevado ser muito mais estável, e por formar agregados e compostos com ligações metal-metal nos estados de oxidação (+II), (+III) e (+IV).

O rênio é um elemento muito raro e ocorre em pequenas quantidades em minérios de sulfeto de molibdênio. É recuperado da poeira resultante da calcinação desses minérios, na forma de Re2O7. Este dissolvido em NaOH, formando uma solução contendo íons perrenato, ReI4-. Esta é concentrada e o rênio é precipitado como perrenato de potássio. Parte da produção mundial é usada na fabricação de ligas Pt-Re. Estas são utilizadas como catalisadores na obtenção de combustíveis com baixo teor ou isento de chumbo. Pequenas quantidades encontram emprego como catalisadores para reações de hidrogenação e desidrogenação. Por causa de seu ponto de fusão muito elevado (3180°C) é usado em pares termoelétricos, espiras de fornos elétricos e filamentos de espectrômetros de massa.

Estado de Oxidação

A configuração eletrônica do Re é d5s2. O maior estado de oxidação possível é (+VII), quando todos os elétrons são utilizados para formar ligações.

O Re tem contraste com o forte caráter oxidante do Mn(+VII), o estado (+VII) é o mais comum e mais estável.Tc(+VII) Re(+VII) é oxidante muito fraco.

Compostos no estado de oxidação (+VI) tendem a se desproporcionar e não são muito conhecidos. Por outro lado, muitos compostos de Re nos estados (+V) e (+IV) são conhecidos. Re(+III) também é estável e seus haletos formam “clusters” com ligações metal-metal. Compostos de Rênio com o metal no estado (+II) ou inferiores são fortemente redutores e raros.

O metal Re é mais reativo que o Mn. Ele não reage com H2O, nem com ácidos não-oxidantes. Assim, não se dissolve em HCl ou HF, mas reage com ácidos oxidantes como HNO3 e H2SO4 concentrados, formando, o ácido perrênico, HReO4. Re reage de modo semelhante com H2O2 e água de bromo.

O Re é incolor. Geralmente, Re é obtido de forma de um pó acinzentado, mas na forma maciça ele se parece com a platina. O rênio metálico tem o segundo ponto de fusão mais alto de todos os metais (W= 3380°C, Re=3180°C).

O Re é pouco reativo. O Re tende a alcançar estados de oxidação mais elevado que o Mn quando reagem com o mesmo elemento.

O Re possui sete elétrons de valência, mas a semelhança com os elementos do Grupo 17, halogênios, é mínima, exceto no estado de oxidação mais elevado.