O disprósio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O disprósio é um lantanídeo com brilho metálico prateado e é relativamente estável no ar em temperatura ambiente, mas se dissolve em ácidos minerais diluídos ou concentrados com liberação de hidrogênio. É mole e pode ser cortado com uma faca e também processado com máquinas sem emitir faíscas, evitando o superaquecimento. As características do disprósio podem ser muito afetadas por pequenas quantidades de impurezas.
Quando em conjunto com o vanádio e outros elementos, pode ser empregado como componente de materiais para lasers. A alta secção eficaz de absorção de nêutrons térmicos e o alto ponto de fusão possibilitam o uso do elemento em barras de controle nuclear. Um óxido misto de disprósio e níquel forma materiais que absorvem os nêutrons, não se contraem e não se dilatam sob bombardeio prolongado de nêutrons, por isso o óxido é usado em barras de resfriamento em reatores nucleares. Calcogênios de disprósio e cádmio são fontes de radiação infravermelha para o estudo de reações químicas. O disprósio também é usado na fabricação de discos compactos.
Os compostos de disprósio apresentam de baixa a moderada toxicidade. Não se conhece nenhuma ação biológica deste elemento.