O estanho é o elemento químico que pertence ao quinto período e ao décimo quarto grupo (metais representativos) da Tabela Periódica.
Os principais usos do estanho são na fabricação da folha de flandres, por eletrodeposição sobre chapas de aço e na fabricação de ligas. A folha de flandres é muito utilizada na confecção de embalagens para alimentos e bebidas.
A liga mais importante de estanho é a solda (Sn/Pb), mas há muitas outras, incluindo o bronze (Cu/Sn), o “bronze duro” (“gun metal”, uma liga de Cu/Sn/Pb/Zn) e o pewter (Sb/Sb/Cu). O SnO2 é usado na vitrificação de cerâmicas e é frequentemente misturado com outros óxidos metálicos para ser usado como pigmento para utensílios cerâmicos.
SnCl4 e Me2SnCl2 são utilizados para preparação de filmes muito finos de SnO2 sobre superfície de vidro. Com isso o vidro torna-se mais resistente, permitindo a fabricação de frascos com paredes mais finas. São empregados também na fabricação de vidros resistentes ao risco, muito úteis na fabricação de lentes. Películas um pouco mais espessas são depositadas sobre vidros planos para reduzir as perdas de calor. O filme de SnO2 é aplicado em vidros de janelas, pois permite a passagem de luz visível através do vidro, mas reflete radiação infravermelha, impedindo a fuga de calor do ambiente. Um filme de SnO2 é aplicado também nas janelas de aviões. Ele conduz eletricidade e pode ser usado como resistor para aquecer e impedir a deposição de gelo sobre o vidro.
Os compostos orgânicos de estanho são usados em grandes quantidades. Compostos inorgânicos de estanho são empregados como retardantes de chama e suspensores de fumaça.
Estrutura e alotropia dos elementos
O estanho adota uma estrutura semelhante à do diamante, mas pode ter forma metálica.
Propriedades físicas
O estanho é metálico e tem ponto de fusão moderado. Ele não aproveita todos os quatro elétrons externos na ligação metálica.