O fleróvio é um elemento químico do grupo 14 (metais representativos) que pertence ao sétimo período da tabela periódica.
O nome do elemento é uma homenagem ao físico russo Georgy N. Flerov (1913 – 1990), autor da descoberta da fissão espontânea do urânio e pioneiro no campo da física dedicado ao estudo de íons pesados.
No Centro de Pesquisa de Íons Pesados (GSI), em Darmstadt, na Alemanha, uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu sintetizar e provar a existência do elemento químico 114. Trata-se de um dos elementos mais pesados conhecidos. Sua síntese só é possível com a ajuda de um acelerador de partículas. Para provar sua existência, os cientistas empregaram o novo dispositivo experimental TASCA (TransActinide Separator and Chemistry Apparatus), que desenvolveram nos últimos anos. O objetivo agora é descobrir, com a ajuda dessa montagem, elementos ainda mais pesados, até mesmo além do elemento 118.
A experiência, com duração de quatro semanas, permitiu provar a existência de 13 átomos do elemento 114. É, até o momento, a taxa de produção mais elevada para este elemento, que deverá permitir, num futuro próximo, a realização de medidas químicas, atomísticas e de física nuclear sobre elementos superpesados. Dois isótopos foram revelados, com números de massa 288 e 289, e um tempo de meia-vida de cerca de um segundo.