Laurêncio (Lr)

O laurêncio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sétimo período da tabela periódica.

O laurêncio recebeu esse nome em homenagem a Ernest O. Lawrence. Radioativo, de curta duração e transurânico, é o último elemento do grupo dos actinídeos, apesar de estar no bloco d. Em 1961, foi sintetizado a partir do califórnio com íons de boro, por uma equipe de cientistas liderada por Albert Ghiorso no laboratório da Universidade da Califórnia em Berkeley.

O elemento possui características físicas desconhecidas, mas é muito provável que seja metálico, sólido, de aspecto branco-prateado ou cinza. Se quantidades suficientes de laurêncio forem produzidas, apresentarão o perigo da radiação. Suas propriedades químicas são pouco conhecidas, porém trabalhos preliminares com alguns átomos indicam que seu comportamento é muito semelhante ao dos demais actinídeos.

O laurêncio é artificial e tão instável que qualquer montante formado se decompõe a outros elementos muito rapidamente. Portanto, não há razão para considerar seus efeitos sobre a saúde. Devido à sua meia-vida muito curta, não há nenhuma razão para considerar os efeitos do laurêncio no meio ambiente.