O neodímio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O neodímio é um metal amplamente usado na fabricação de magnetos permanentes, numa liga de neodímio, ferro e boro (Nd2Fe14B). É importante por apresentar uma fortíssima energia magnética de N24, numa escala onde o máximo é N54. Um magneto ferro cerâmico, que comumente chamamos de ímã, precisaria ter 18 vezes o volume do magneto de neodímio para ter tamanha atração. A força de atração do neodímio é tão grande que ele é capaz de levantar 1300 vezes a sua própria massa. Como exemplo, o magneto de neodímio de 13mm de um bom fone de ouvido é capaz de levantar 10kg.
Sua utilização na indústria de áudio substituiu os magnetos de samário cobalto, mais fracos e mais caros de se produzir. Eles também são usados em microfones, alto-falantes profissionais, magnetos de guitarras e contrabaixos e em transdutores ou drivers de fones de ouvido pequenos ou portáteis. Uma parte dos headphones de som doméstico ainda usa magnetos de samário cobalto.
Ação biológica do neodímio
Os sais de neodímio possuem uma moderada toxicidade, podendo ser letais em animais se administrados por via intravenosa. A inalação ou injeção podem provocar granulomas nos pulmões e na pele.