O samário é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao sexto período da tabela periódica.
O samário ocorre naturalmente na crosta terrestre e constitui de 1 a 2% dos lantanídeos. Porém, pode-se encontrar minérios onde a abundância de samário atinge os 7%. Os mais importantes minérios com interesse comercial para extração de terras-raras são a monazite e a bastnasite, que contêm cerca de 2% de Sm2O3. As aplicações para o samário e seus compostos não são muitas. No entanto, há utilização do óxido de samário na fabricação de lentes de óculos de sol, aumentando a absorção de raios infravermelhos, e como catalisador em algumas reações químicas.
Ação biológica do samário
O samário vem sendo testado para o tratamento de dor óssea com EDTMP-Samário-153 (ácido etilenodiaminotetrametileno difosfórico ligado ao samário radioativo). Radioisótopos que decaem por emissões de partículas como o estrôncio-89 e o fósforo-32 foram inicialmente utilizados, porém a ocorrência de mielotoxicidade em níveis mais elevados que o desejável e o alto custo para a importação dos radiofármacos limitaram o uso na medicina.
A produção e a comercialização do EDTMP-Samário-153, teve início em 1995, no Brasil, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/SP) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
As características físicas do samário-153 são bastante adequadas à terapia de dores ósseas, com meia-vida física de 46,3 horas e emissão de partículas beta (820, 710 e 640 keV) com energia média de 290 keV, além de emissão gama de 103 keV de energia. As partículas beta têm uma penetração máxima no tecido ósseo de apenas 3 milímetros, com média de 0,8 milímetros, o que reduz sensivelmente o dano aos tecidos próximos à lesão óssea, assim como a mielossupressão.
Energia gama emitida pelo samário-153 favorece a obtenção de imagens cintilográficas da sua distribuição no esqueleto quando ligado ao EDTMP, composto semelhante aos utilizados nos serviços de Medicina Nuclear para a realização de cintilografias ósseas com finalidade de diagnóstico. O radiofármaco é predominantemente eliminado por via renal.
O EDTMP-Samário-153 está indicado para o tratamento de dores ósseas causadas por lesões metastáticas comprometendo múltiplos segmentos ósseos e com comprovada reação osteogênica demonstrada por cintilografia óssea.