O ununpentio é um elemento químico do grupo 15 (metais representativos) que pertence ao sétimo período da tabela periódica.
O elemento de número atômico 115 foi sintetizado pela primeira vez por uma equipe de cientistas do Joint Institute for Nuclear Research (JINR), na Rússia. Em parceria com o pessoal do Lawrence Livermore National Lab, dos Estados Unidos, os pesquisadores produziram quatro átomos desse elemento, que recebeu o nome provisório ununpêntio.
O polêmico físico norte-americano Robert Lazar (ou Bob Lazar), relatou o processo de decaimento do ununpêntio como sendo o combustível propulsor de um disco voador que, supostamente, ele teria examinado quando trabalhava na mais famosa base secreta do mundo, a Área 51. O cientista supôs que a meia-vida do elemento 115 seria de 45 milissegundos. Segundo Lazar, ele teria se apossado de um quilo de ununpêntio para estudar o elemento. 45 milissegundos mais tarde, teriam sobrado apenas 500 gramas da substância original. Mais outros 45 milissegundos se passaram e teriam restado apenas 250 gramas. Outras 30 meias-vidas depois, ele teria menos do que um micrograma. A fama desse experimento foi tanta que o elemento passou a ser chamado de “lazário”, em homenagem a Lazar.