Os Lantanídeos ou Lantanoides são de um conjunto de elementos químicos que fazem parte do período 6 da tabela periódica. Por se encontrarem na forma de óxidos também são conhecidos como terras raras. Juntamente com os Actinídeos, esse conjunto constitui os elementos de transição interna.
O nome desse conjunto vem do elemento químico que inicial a sequencia de elementos: o lantânio (La). Esse grupo possui um total de 15 elementos que variam do número atômico 57 (lantânio) ao número 71 [lutécio (Lr)]. Esses elementos são quimicamente muito parecidos. O estado de oxidação dos lantanídeos mais importante é de +3, porém existem estados de oxidação +2 e +4.
Os Lantanídeos estão bastante presentes na crosta da terra, em minerais como, a manazita, por exemplo.
Na tabela periódica, estes elementos estão situados abaixo dos outros, junto com os Actinídeos, formando uma tabela mais bem distribuida, densa. Algumas tabelas situam este conjunto entre os elementos bário (Ba) e háfnio (Hf), tornando a tabela muito mais longa.
O raio atômico dos Lantanídeos vai diminuindo conforme vai aumentando o número atômico, porém não são variações muito grandes.