Semi-Metais

Tabela Periódica - Semi-Metais
São considerados Semi-Metais ou Metalóides os elementos químicos que possuem tanto características (propriedades físicas e/ou químicas) de metais quando de Não-Metais.

Os Semi-Metais elementares compreendem o boro (grupo 13 ou 3A), o silício e germânio (grupo 14 ou 4A), o arsênio e antimônio (grupo 15 ou 5A), o telúrio e o polônio (grupo 16 ou 6A). Alguns autores incluem arbitrariamente também o astato nessa lista.

Os Semi-Metais são semi-condutores elétricos, semi-condutores térmicos, formam óxidos anfóteros e em suas propriedades subatômicas apresentam discreta interseção ou sobreposição de banda de condução com a camada de valência.

Na tabela periódica, os Semi-Metais aparecem quase numa linha diagonal que vai do boro ao polônio, ambos Semi-Metais. Os elementos à esquerda dessa diagonal são metais e os elementos à sua direita são Ametais.

Atualmente, a classe dos Semi-Metais deixou de existir, mas ainda é muito utilizada nas escolas para estudo e, por isso, mantivemos essa estrutura no site. Esta classificação vem progressivamente caindo em desuso, porque os elementos pertencentes aos Semi-Metais nunca foram claramente definidos ou indicados oficialmente, nem pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) ou, em domínio brasileiro, pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Desde o ano de 2001, a SBQ abandonou a classificação dos Semi-Metais em suas tabelas periódicas, deixando os elementos germânio, antimônio e polônio como metais e os elementos boro, silício, arsênio e telúrio como Não-Metais.