O bismuto é o elemento químico que pertence ao sexto período e ao décimo quinto grupo (metais representativos) da Tabela Periódica.
O bismuto é um elemento pouco abundante. Apresenta-se na forma de um metal quebradiço de coloração prata esbranquiçada, mas não é raro que sua superfície tenha um tom rosado. O bismuto tem baixo ponto de fusão e reage com o oxigênio quando submetido a altas temperaturas.
Na grande parte das ligações químicas de que participa, assume o estado de oxidação +3. O outro estado possível é o +5, assumido apenas quando há um agente oxidante forte envolvido na ligação. Em compostos binários, o estado de oxidação +5 só é atingido quando o bismuto se combina com o flúor, formando BiF5, ou com o oxigênio, formando Bi2O5. Esses dois compostos são instáveis e atuam com muita eficácia como agentes fluorantes ou oxidantes.
O bismuto é usado em ligas de baixo ponto de fusão, empregadas na confecção de tampões de baixo ponto de fusão para equipamentos automáticos contra incêndios. Além disso, é usado em baterias, mancais, soldas e munição.
Propriedades gerais e alotropia do bismuto
O bismuto sólido pode se encontrado em várias formas alotrópicas. Uma variedade de bismuto obtida a altas pressões apresenta uma estrutura cúbica de corpo centrado. O bismuto é incomum, pois o líquido se expande quando forma o sólido.