Molibdênio (Mo)

molibdenio

O Molibdenio é um elemento químico do grupo 6 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.

O metal molibdênio (Mo) é obtido em quantidades apreciáveis.
O íon molibdato forma extensas séries de iso- e heteropoliácidos.
Os haletos inferiores MoX2 formam interessantes compostos do tipo cluster, constituídos por unidades octaédricos [M6X8]4+ . O Mo é importante na fixação do nitrogênio

Estado de oxidação

A configuração eletrônica do molibdêmio no estado fundamental é d5s1, com orbitais semipreenchidos estáveis.

Analisando a configuração eletrônica do Mo, pressupõe-se que formem compostos onde o metal se encontra nos estados de oxidação entre (+I) e (+VI), ele pode ser encontrado na natureza nesses estados de oxidação, e também pode formar compostos nos quais o metal se encontra em alguns estados de oxidação inferiores, como no caso de complexos bipiridina e carbonila.

O estado mais estável do Mo é o (+VI), embora existam muitos compostos de Mo (+V) estáveis em água. O Mo (+VI) é estável. O Mo (+III) é fortemente redutor.

molibdenio

Propriedades Gerais

O Molibdênio (Mo) é duro e apresenta ponto de fusão muito elevado e baixa volatilidade.
Mo se dissolve em misturas de HNO3 e HF, bem como em Na2O2 e na mistura KNO3/NaOH em fusão.
O Mo reage com O2 a temperaturas normais ( a não ser a reação para formar o filme superficial de óxido). Contudo. O Mo forma óxido MO3. O Mo forma MCl6 quando aquecidos em atmosfera de Cl2, enquanto os fluoretos MF6 podem ser obtidos mesmo à temperatura ambiente.

2Mo + 3O2 →2MoO3

2Mo + 3Cl2 →2MoCl6

Como resultado da contração lantanídica, o tamanho e as propriedades do Molibdênio (Mo) e Tungstênio (W) são muito semelhantes. Porém, a diferença entre esses dois elementos é maior que a observada entre a Zircônio (Zr) e Háfnio (Hf), no Grupo 4, ou entre Nióbio (Nb) e Tântalo (Ta), no Grupo 5. Assim, o Mo pode ser facilmente separado no esquema tradicional utilizado na análise qualitativa de metais: WO3(H2O)n precipita juntamente como os cloretos insolúveis do Grupo 1 e os molibidatos são reduzidos pelo H2S no Grupo 2, ocorrendo a precipitação do MoS2 e S.