Xenônio (Xe)

Carro com faróis de xenônioO xenônio é um elemento químico do grupo 18 (gases nobres) que pertence ao quinto período da tabela periódica.

O xenônio apresenta afinidade eletrônica igual a zero (ou ligeiramente negativa) e energia de ionização muito elevada. Em condições normais, apresenta pouca tendência a perder ou receber elétrons, e ocorre na forma de átomos isolados. É um gás monoatômico incolor e inodoro, e apresenta entalpia de vaporização muito baixa, bem como pontos de fusão e de ebulição também baixos.

O xenônio é um dos gases nobres que se ionizam com a aplicação de alta tensão. Nestas condições, ele passa a apresentar uma resistência muito baixa, conduzindo correntes intensas. Quando isso ocorre, o gás emite uma luz esbranquiçada de alta intensidade. Lâmpadas de xenônio são usadas para produzir pulsos luminosos de alta intensidade pela descarga de um capacitor de alto valor. Esse tipo de circuito é usado em flashes fotográficos, sinalizadores de alta potência, luzes estroboscópicas para salões de festas, etc. A lâmpada de xenônio, pela alta corrente circulante, não pode ser usada para produzir luz de forma contínua.

O xenônio vem sendo usado como anestésico inalatório em caráter de investigação clínica, com o objetivo de adequar suas vantagens ao seu custo, que ainda é elevado se comparado ao custo dos demais agentes anestésicos. Por outro lado, diversas investigações experimentais buscam entender como se dá a ação analgésica e anestésica do xenônio, além de sua ação a nível celular e molecular.