O chumbo é o elemento químico que pertence ao sexto período e ao décimo quarto grupo (metais representativos) da Tabela Periódica.
O chumbo é bem conhecido e foi usado como metal desde antes dos tempos bíblicos. Lâminas de chumbo foram usadas nos pisos dos Jardins Suspensos da Babilônia (uma das maravilhas do mundo antigo) para impedir vazamento de água.
O principal minério de chumbo é a galena, PbS. Ela é preta, brilhante e muito densa. Cerca de 80% do chumbo das baterias é recuperado e reciclado. Cerca de 15% da produção de chumbo é empregada na fabricação de placas, tubulações e soldas. Cerca de 10% são consumidos na fabricação de tintas e pigmentos.
Pb3O4 é usado como pigmento vermelho em tintas antiferrugem (zarcão) e o “branco de chumbo” (PbCO3). Pb(OH)2 era muito usado antigamente para tornar as tintas “opacas”. Seu uso vem declinando por causa da toxicidade do chumbo, sendo TiO2 uma boa alternativa. Plumbato de cálcio, Ca2PbO4, é usado para proteção antiferrugem de chapas de aço onduladas e cromato de chumbo, PbCrO4, é o de rodovias.Compostos de chumbo também são empregados na fabricação dos “vidros cristal” e vidros lapidados, bem como para vitrificar materiais cerâmicos.
Estrutura e alotropia dos elementos
O chumbo só existe na forma metálica.
Properiedades físicas
O chumbo é metálico e tem ponto de fusão moderado. Ele não aproveita todos os quatro elétrons externos na ligação metálica.