Bromo (Br)

Bromo líquidoO bromo é um elemento químico do grupo 17 (halogênios) que pertence ao quarto período da tabela periódica.

A palavra “halogênios” tem origem grega que significa “formadores de sais”. Como acontece com todos os elementos desse grupo, o bromo reage diretamente com os metais, formando sais, e é bastante reativo frente a não-metais.

O bromo existe na forma de moléculas diatômicas e é colorido. Br2 é líquido à temperatura ambiente e apresenta coloração castanho-avermelhada escura. As cores são resultado da absorção de luz que acontece quando um elétron do estado fundamental é promovido para um estado de maior energia. O bromo é muito reativo e não ocorre no estado livre, mas é encontrado na forma de compostos na crosta terrestre.

Cerca de 20% do bromo produzido é empregado na obtenção de derivados orgânicos, tais como brometo de metila, brometo de etila e dibromocloropropano. Esses compostos são usados na agricultura: o MeBr é um nematicida e pesticida utilizado no controle de insetos e fungos; os outros dois são usados como pesticidas.

Aproximadamente 10% da produção encontra emprego na fabricação de retardantes de chamas. Compostos bromados podem ser adicionados ao processo de polimerização, na fabricação de fibras acrílicas e de poliéster. É mais comum tornar os tecidos “resistentes” à chama, tratando-os com tris(2,3-dibromopropil)fosfato, que apresenta fórmula estrutural (Br2C3H5O)3PO. O tratamento do tecido pode ser feito tanto durante a fiação quanto após a manufatura.

Outras aplicações do bromo incluem a fabricação de emulsões fotográficas e de produtos farmacêuticos. O AgBr é sensível à luz, e é usado em filmes fotográficos e também em filtros bactericidas para água potável e na fabricação de corantes. O KBr é usado como sedativo e como anti-convulsivo no tratamento de epilepsia.